quinta-feira, 20 de setembro de 2012
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Como se faz um cartune?
Clicar nas imagens para ampliar
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Um cartune não se faz do pé para a mão. Primeiro há que escolher o assunto e quanto mais atual for, melhor. Assim dito, até parece fácil, mas a verdade é que, a maior parte das vezes, a ideia para um cartune só surge quando já faltam poucas horas ou minutos para a edição do jornal fechar.
Significa isto que quando tenho a ideia na cabeça, tenho praticamente 50 por cento do trabalho feito, mas como não deixo ninguém vasculhar o meu cérebro para saber qual é o cartune da quinzena, prefiro passá-lo para o papel. Numa primeira fase, faço um rascunho (imagem 1), em que experimento mil e uma coisas. Desenho, apago com a borracha, volto a desenhar e só depois de ficar satisfeito com aquilo que fiz é que passo à fase seguinte.
Pego no rascunho, coloco-o em cima da mesa de luz, coloco uma folha branca por cima e, com a lâmpada da mesa de luz acesa, passo a tinta (contorno a preto) para a folha branca os traços que estão a lápis no rascunho (imagem 2).
É essa prova com o desenho a preto e branco (só com os contornos e os pretos pintados) que digitalizo no scanner. Aqui já só falta recorrer ao Photoshop, programa com que aplico as cores e o texto no desenho. E já está! (imagem 3).
Subscrever:
Mensagens (Atom)